quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Uma ação que deveria ser lembrada por todos os dias


Tendo sua origem em algumas cidades da Europa e rapidamente conquistando grande aceitação das pessoas, O Dia Mundial do Sem Carro teve seu dia comemorado no último 22 de setembro. O intuito do movimento é conscientizar a população sobre os estragos causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, o manifesto é um convite a reflexão ao uso de meios de transporte sustentáveis.
São evidentes os inúmeros os malefícios que são causados por automóveis. Acidentes, consumo de combustíveis fosseis, doenças respiratórias, entre outros. Sem contar os problemas que ocorrem durante um engarrafamento: poluição sonora, sedentarismo, irritabilidade e a perda de tempo. Ainda tratando-se das dificuldades causadas pelos carros, só no Estado de São Paulo, são colocados por dia novos 800 veículos, resultando em dificuldades inclusive para se transitar a pé nas ruas.
Na cidade de Santos, não é diferente. Cada vez mais o transito da cidade vem ficando cada vez mais caótico e estressante.
Porém, ações de cidadãos preocupados com o futuro do municio, vem fazendo a sua parte. Por ser uma cidade Plana, o incentivo para o uso de transportes alternativos como ônibus, bicicletas ou até mesmo a pé é bem divulgado pelas ruas da cidade.
De acordo com o site da Prefeitura de Santos, o município é considerada pela ABC (Associação Brasileira dos Ciclistas) cidade amiga da bicicleta pelo estímulo que dá ao uso desse meio de transporte.
As ciclovias na cidade tem extensão de 20,9 km e interliga as zonas Noroeste e Leste e a divisa com São Vicente até a área portuária. Na orla, do Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino) até a Av. Mário Covas Jr., na Ponta da Praia, são 7.874 metros; nas avenidas Francisco Glicério e Afonso Pena, mais 6.250 m; na Av. Mário Covas Jr., 3.050 m; na Av. Rangel Pestana, 476 m; na Av. Martins Fontes, 1.680 m; e da Praça Dutra Vaz (em frente à Santa Casa) até a Praça dos Andradas, passando pelo túnel, são 1.600 m. A previsão é que mais 7 km sejam construídos, sendo 3,5 km na Av. Pinheiro Machado (Canal 1) e 3,5 km na Av. Ana Costa.
A bicicleta é a saída para quem quer economizar tempo e aliar um excelente meio de transporte, com um condutor que permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos.
Cerca de 2 mil cidades de todo o mundo participaram da edição deste ano do “Dia Mundial Sem Carro” que realizou a missão de alertar as pessoas pelos impactos causados pelo uso massivo dos automóveis que é o grande vilão de CO2 (dióxido de carbono responsável pelo efeito estufa).

Infelizmente, o “Dia mundial do sem carro” não é lembrado todos os dias pelas pessoas. São poucos que se preocupam com os estragos que os carros fazem com o meio ambiente da cidade onde vivem. É bem seleto e restrito o grupo de pessoas que refletem sobre o caso e tem a consciência que os mais prejudicados somos nós mesmos.
Vamos fazer uma experiência: Tente amanhã ao ir trabalhar ou estudar, usar um meio alternativo e que seja amigo da natureza. Repare que os resultados se encontraram na sua saúde, como um melhor condicionamento físico, e um pulmão respirando ares mais saudáveis.

Bruna Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário