segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O projeto Ecoviver, juntos as escolas do Guarujá


Ecoviver é um projeto educativo e artístico, criado por ambientalistas e pedagogos, onde procuram conscientizar ambientalmente as comunidades e a alunos do Ensino Fundamental a importância da sustentabilidade.

O tema abordado pelo projeto é sobre os impactos do lixo no meio ambiente, nas comunidades e no bem-estar das pessoas, Promovendo aos alunos a aprendizagem de exercitar a cidadania, trazendo o significado da conscientização das ações do homem individualmente no meio ambiente, a busca e a conquista de soluções estão ao alcance de todos.

Por acreditar que a escola é um dos principais espaços para aplicar este projeto, o Ecoviver conta com os professores para ajudar nesta ação, oferecendo total apoio para a abordagem da questão do lixo em sala de aula e estímulo para trabalhos com os alunos.

Desde 2006, o Ecoviver atendeu 18 cidades, mais de 600 escolas, capacitou em torno de 1.500 educadores e envolveu mais de 100 mil alunos nesse tema, que precisa ser tratado como prioridade na implantação de mudança de valores, visão e de comportamento: o lixo.

Uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a Concessionária ECOVIAS dos Imigrantes realizou a implantação do projeto "Ecoviver nas Escolas". Esta ação nas escolas teve inicio em maio, com tema dos impactos do lixo no meio ambiente e o objetivo de despertar a consciência dos educadores em relação ao papel fundamental e transformador que exercem na formação da consciência ecológica das crianças. O que esses alunos apreendem é como reutilizar esse lixo criando brinquedos, artesanato decorativo entre outras coisas, promovendo à redução da degradação a natureza.

Escolas como Vereador Francisco Figueiredo, Giusfredo Santini, Profª Maria Aparecida de Araújo, Benedita Blac, Mário Cerqueira, Dr. Gladston Jafet e Dr. Napoleão Rodrigues Laureano, desenvolveram trabalhos sobre o tema. Esses trabalhos confeccionados pelos alunos foram expostos nas unidades escolares, onde técnicos da Secretaria da Educação (Seduc), selecionaram as melhores peças, que representaram na ultima quarta feira (04) o Município na Mostra Final do projeto 'Ecoviver'.

Tainá Muniz

Um comentário:

  1. Muito feliz essa iniciativa. Quanto mais cedo as crianças perceberem a importância da reciclagem, do reaproveitamente, enfim, do bom destino do lixo, melhor para a sociedade.

    ResponderExcluir