domingo, 25 de outubro de 2009

Bom exemplo, basta uma pequena atitude!


Os princípios de sustentabilidade são trabalhados por várias empresas brasileiras, que buscam colaborar com a preservação do meio ambiente.

Um meio de colaborar, por exemplo, é educando a sociedade para adquirir consciência ecológica.

Com muitos projetos, empresas optam por ensinar crianças os valores sobre meio ambiente e a importância de conviver em harmonia com o ecossistema.

Algumas empresas enxergam que investindo na educação dos mais jovens os problemas serão reduzidos mais do que a metade. É claro que não é possível eliminar a reeducação dos adultos, porém existem muitas outras formas de chamar a atenção dos já grandinhos. Por exemplo, jornais impressos, revistas, rádios e TV.

Em todos os meios de comunicação já existe alguns espaços para o assunto “ECO SUSTENTABILIDADE”, no entanto esse espaço ainda não pode ser considerado suficiente, pois os acontecimentos naturais em todo o mundo estão fugindo do controle. Isso significa que todos os seres humanos devem ser conscientizados por suas atitudes que podem destruir toda a humanidade.

Existem pequenas ações do nosso dia a dia que podem ajudar uma possível retardação nos problemas ecológicos, como, por exemplo:
•A compra de papel A4 reciclado. A diferença de preço é mínima e é possível ajudar a reduzir a desmatamento da Mata Atlântica.
•A preservação dos animais. Se cuidarmos bem da mata, eles também estarão bem.
•Separação de lixos recicláveis e orgânicos. Podemos reciclar muitas coisas e o lixo orgânico poderá ser usado como adubo para plantações; nada é desperdiçado.
•Economizando água. Deixe a mangueira de lado e desligue a torneira enquanto lava a louça.
•Economizando energia elétrica. Durma de luz apagada, você terá boas reduções nos preços.
•Falando para todas as pessoas, vizinhos familiares sobre os benefícios que todas essas pequenas coisinhas podem nos trazer. Afinal, não existe meio de comunicação mais forte do que o tal boca-a-boca.

Assim todos poderão viver bem em um MUNDO MELHOR e colorido pela natural beleza da Nossa Natureza!

Indiana Crislei

Município de São Sebastião participa de discussão sobre turismo sustentável


Na atualidade, o turismo é a atividade que mais se desenvolve no setor terciário do Brasil e do mundo, movimenta fortemente a economia e cria milhões de empregos, cerca de um a cada nove postos de trabalho surge a partir do turismo.

Os números relacionados a esta indústria são enormes e ainda crescem anualmente devido à globalização, à estabilidade e ao crescimento econômico mundial.

Tanta grandiosidade pode influenciar, positiva ou negativamente, uma sociedade. Portanto, um planejamento sustentável para esse tipo de atividade é essencial.

O conceito de Turismo Sustentável é atender, simultaneamente, as necessidades do turista e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e expande as oportunidades para o futuro.

Com esse senso, no mês de setembro, o município de São Sebastião, por meio da SECTUR (Secretaria de Cultura e Turismo) participou de seminário sobre turismo sustentável no Litoral Norte. O seminário organizado pelo Ced’s (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável), em Ubatuba, contou com a participação de palestrantes como o assessor de Turismo José Iran Péppe de Paula.

Para uma plateia de aproximadamente 40 pessoas, Péppe falou sobre “Políticas Públicas para um turismo Sustentável”. Explicou que “o turismo sustentável é um condutor ao gerenciamento de todos os recursos de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida”.

Para Péppe, focar-se no turismo sustentável é sinônimo de trabalho e renda para a população local e sustentabilidade no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. “O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores da região e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico”, informou.

Para um resultado efetivo, comunidade e profissionais de turismo devem trabalhar juntos, empresários e terceiro setor devem estar motivados e conscientes para a cooperação mútua, com um único compromisso: “mitigar as responsabilidades para melhorar continuamente a prestação dos serviços e a promoção do turismo regional, no intuito de promover o efetivo desenvolvimento local de maneira sustentável”, concluiu o assessor de Turismo.

Manuela Canotilho

Fonte: www.saosebastiao.sp.gov.br