quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nos pequenos atos que surgem as grandes mudanças

Não são todas as pessoas que pensam nas consequências que podem ser causadas com o consumo desenfreado.

Vendo pelo lado de consumo como compras em lojas ou shopping por exemplo, não costumamos refletir se o que estamos comprando fará mal tanto para nós quanto para nosso meio ambiente, se a forma que estamos usando o produto está sendo correta e sobre como faremos o descarte do que foi adquirido e já não possuí aparentemente mais utilidade.

O consumo é inevitavelmente algo que engloba a todos os momentos de nossa vida. Necessitamos diariamente de água para alimentação e higiene; eletricidade também para alimentação, higiene e para a sustentação de aparelhos eletronicos; e para locomoção consumimos combustíveis mesmo que seja em transporte publico. Portanto, mesmo que você passe o dia todo sem sequer abrir a carteira, terá consumido diversos recursos e nem sequer percebo tal fato.

Por esse motivo o assunto "consumo consciente e seus impactos" tem sido cada vez mais discutido nos últimos tempos e que envolve diversos aspectos. Primeiro vem o impacto na economia, que também tem sido bastante lembrado, pois ao adquirirmos algo, estamos ativando todo um ciclo de produção e distribuição, que só então ativamos a economia. Segundo tema são os aspectos economicos que afetam a sociedade, pois é dentro dela que ocorre a produção e as transformações causadas pelo consumo. E por último o impacto sobre a natureza, que nos fornece as matérias-primas para a produção de tudo o que consumimos.

Como um dos nossos maiores instrumentos de bem estar, o consumo é sim algo que nos beneficia de maneira única, porém, precisamos aprender a dosar todos esses recursos visto que o modelo hoje utilizado de produção e consumo contribuiu para aprofundar alguns temas da desigualdade social e do desequilíbrio ambiental

Entretanto podemos ser responsáveis sem deixar de aproveitar o auxilio que só temos quando consumimos. Exercendo o consumo consciente no nosso dia-a-dia, pesquisando com que matéria-prima são feitas as embalagens dos produtos que usamos e se após seu uso, podem ser reutilizada criando diversos outros produtos já são atitudes de um consumidor consciente. Dosar o consumo da água é mais um ponto forte para uma atitude sustentável. De acordo com o Instituto Akatu (http://www.akatu.org.br/) 30% da população mundial tem acesso á água tratada e própria para o consumo. Portanto, o simples fato de desligar a torneira ao lavar louça, ou escovar os dentes e desligar o chuveiro ao se ensaboar já são somadas grandes contribuições tanto para o planeta quanto para seu bolso. A escassez de recursos naturais, nesse sentido, não pode ser atribuída somente às empresas, pois foram os consumidores que financiaram sua exploração. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

A estudante de Engenharia Ambiental, Daniela Esmeraldino, 18 anos, nos conta que se mudou esse ano para o litoral paulista, e em pouco tempo pode perceber que aqui o consumo irracional é muito maior que na sua antiga cidade Gravatal no Rio Grande do Sul. “ Talvez seja pelo fato da minha ex-cidade ser um pouco menor que Santos, mas considero a população de lá um pouco mais consciente em relação ao consumo dó que aqui” conclui a estudante. E quando perguntamos para Daniela sobre as diferenças no meio ambiente entre as cidades, segundo a jovem por Gravatal possuir a segunda melhor água termal do mundo, já é um fato que os moradores da cidade sabem valorizar seus recursos naturais. Daniela ainda completou afirmando que é sim adepta as praticas de um cidadão sustentável.

Abordando outro ponto sobre o consumo, podemos notar os reflexos do mesmo com uma visão que poucos fazem questão de realmente saber. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor passa a financia essa prática, contribuindo mesmo que indiretamente.

Por isso, é fundamental estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados. O poder de transformação social está nas mãos dos consumidores, e cabe a eles escolher como fornecedoras empresas éticas, que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do planeta que aos poucos vem dando grandes sinais que o globo está doente e a cura está no bom senso de cada um.

Bruna Lima

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tinker Bell, da Disney, ganha título de Embaixatriz de Honra do Verde pela Onu.


Nesse dia 25 de outubro ocorreu a cerimônia de nomeação de Tinker Bell (Sininho para os brasileiros) como Embaixatriz de Honra do Verde pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Durante a premiação, também foi exibido o novo filme da Disney, Tinker Bell e o Tesouro Perdido. O longa-metragem traz como um dos temas principais a questão ecológica, de forma leve, fácil e agradável, estimulando e encantando as crianças.

Sob a coordenação do Creative Community Outreach Initiative (CCOI), da ONU, a querida fada da Disney terá como função despertar a consciência pública para a conferência sobre mudanças climáticas que ocorrerá em breve na cidade de Copenhague, na Dinamarca, além de inspirar crianças de todo o mundo para a fundamental consciência ecológica.

Desde a sua fundação, os estúdios Disney se empenham em inspirar o amor pela natureza e sua preservação através de suas histórias. Em Tinker Bell e o Tesouro Perdido, a trama acontece durante o outono, quando as fadas se preparam para as mudanças de estação e para a troca das cores das folhas. Tinker Bell é incumbida de criar o bastão mágico da estação que pode rejuvenescer a Árvore do Pozinho Mágico. Porém, quando seu amigo Terence oferece ajuda, a fada deixa sua teimosia vir à tona e acaba brigando com ele. Na tentativa de reverter a situação, ela embarca em uma grande aventura pelo Norte da Terra do Nunca.

Disney Fadas é uma das mais recentes propriedades da The Walt Disney Company, representando uma das franquias mais bem-sucedidas da empresa. Em 11 de novembro, o novo filme de Sininho já estará à venda em lojas de todo o Brasil, em DVD e Blu-Ray.

Manuela Canotilho.

Projeto Adote Uma Árvore, da cidade de Santos


Um dos projetos que chamam atenção da secretaria do meio ambiente da cidade de Santos é o projeto “Adote Uma Árvore”. Criado no ano de 1990, é um programa que fortalece a cidadania no sentido social e educacional para as empresas da cidade que tem consciência ambiental e que estão interessadas em contribuir para a conservação da comunidade. Este programa contribui para o embelezamento dos espaços públicos em toda a cidade, deixando a empresa responsável por conservar praças, jardins e recantos da cidade. Em contrapartida a empresa poderá fixar uma placa com o nome da empresa contendo o nome do firma e o seu logotipo. Tornando um plano sustentável, com a divulgação até publicitária de uma empresa responsável com o meio em que vive.

Gerenciado pela secretaria do meio ambiente, o SEMAN, o projeto Adote Uma Árvore tem parceria com o poder público e a iniciativa privada. Segundo um dos responsáveis pelo programa, Fernando Mello, da seção ambiental do SEMAN, “A empresa que adotar uma praça se torna responsável pela manutenção e pelas boas condições do local, porém sem alterar a estrutura física da área”, explica.

A empresa que se interessar por este ato de cidadania e uma ação sustentável pode optar em contratar os serviços disponíveis de jardinagem, do projeto terra, serviços estes que são prestados por usuários da Seção de Reabilitação Psicossocial (Serp), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Deixando aberto aos Interessados no Programa fazer contato com o Departamento de Parques e Áreas Verdes - Depav, pelos telefones 32997878 ou 32032905, na própria SEMAN situada na praça dos expedicionários 10 nos 5 e 6 andar ou pelo telefone 32268080

Pense nisso e tenham sempre um foco verde!

Juliane Lopes