quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sustentabilidade: moda, necessidade ou modernidade?

Se estudarmos um pouco de produção, acabamos descobrindo que ela é a base do mundo, pois absolutamente nada é possível sem produção.

A partir disso, vamos observar os pontos a seguir…
Quando estudamos economia, aprendemos que produção somente se dá com a junção de três fatores:

- Terra: A matéria prima, proveniente da natureza;
- Capital: A riqueza financeira, necessária para iniciar e manter o negócio e a produção;
- Trabalho: A mão-de-obra, o fator humano na produção.

Quando entendemos o que é sustentabilidade, descobrimos que ela trabalha em cima de um tripé, formada pelos seguintes valores:

- Ambiental: A natureza, o planeta em que vivemos e sua preservação;
- Econômico: A lucratividade necessária para manter o funcionamento do negócio;
- Social: A sociedade como um todo, o bem que trazemos aos funcionários, e conseqüentemente às suas famílias.

Sustentabilidade, hoje, é uma das palavras mais faladas por todas as empresas, pelo menos publicamente.

Se cruzarmos os Fatores de Produção com o tripé da sustentabilidade, percebemos que, ser sustentável, nada mais é do que preservar os Fatores de Produção. Portanto, pergunta-se:

Por que sustentabilidade é um tema consideravelmente novo se o conceito dos Fatores de Produção é tão antigo?

Na verdade antigamente, na chamada Era do Artesanato, a produção não era em massa, não havia indústrias, não se pensava em camada de ozônio ou qualquer assunto pertinente à preservação ambiental, pois a escassez do fator Terra não era nem um pouco perceptível, tínhamos até mesmo excesso de insumos necessários à produção.

Posteriormente, em meados do século XVIII, ocorreu a chamada Revolução Industrial, que vinha com suas máquinas à vapor e homens sedentos por lucratividade, e como o fator Terra ainda não apresentava indícios de escassez, utilizavam-se de suas máquinas para uma alta produtividade, tanto de resultados como de fumaça.

No século XX, entramos na era tecnológica, aonde o índice de produtividade vai às alturas, com robôs e computadores, e cada vez mais poluímos o ambiente, com fábricas e indústrias que não se preocupam com o que fazem ao planeta, então começamos a perceber o que isso pode acarretar.

Hoje, no século XXI, notamos a fraqueza do planeta perante nossa falta de cuidados, temos geleiras derretendo, mudanças climáticas repentinas, buraco na camada de ozônio - que somos totalmente responsáveis - além do medo de uma possível falta de água no chamado “planeta água”… A que ponto chegamos?

A partir disto, empresas no mundo todo estão em trabalho de conscientização e educação ambiental.

Assim, podemos dizer que Sustentabilidade hoje é tudo o que está escrito no título, pois é moda, já que a maioria já abraçou a idéia, é necessidade, já que sem os três fatores não sobreviveremos, e é também modernidade, porque infelizmente trata-se de um conceito novo.

Texto cedido por: Leandro Figueiredo Godoy
Administrador Unimonte


Manuela Canotilho

Sustentabilidade: não existe carreira sem futuro!

É, realmente não existe carreira sem futuro, mas será que pensamos nesse futuro antes de pensarmos em nossa carreira?

Hoje o mundo passa por turbulências, o improvável acontece e fenômenos nunca antes vistos em determinados locais do mundo se manifestam, até mesmo reflexos de terremoto já foram sentidos na Av. Paulista (São Paulo – SP). Isso são sinais, uma resposta do nosso planeta.

Devemos ter em mente o conceito de sustentabilidade, que é mantido por um tripé econômico (redução de gastos desnecessários), social (a integridade do ser humano) e ambiental (a preservação do meio ambiente), que são essenciais para nossa sobrevivência.

Em uma empresa com aproximadamente 600 colaboradores, são gastos em torno de 1,5 toneladas de papel mensalmente, ou seja, perto de 30 árvores derrubadas por mês, 360 por ano, quase uma árvore por dia. Utilizando este exemplo, vamos analisar que, o atual consumo de recursos naturais da Terra superam em 20% sua capacidade de regeneração, diminuindo em 2,2x sua vida útil.
Isso realmente é necessário?

Precisamos de ação!

Com pequenos gestos e a colaboração de todos, podemos mudar este quadro. Atualmente temos uma população mundial de aproximadamente 7 bilhões de pessoas, se cada um evitar desperdícios, caminharemos para um futuro sustentável.

Alie uma atitude sustentável à conservação do Planeta!

Gestos ao seu alcance:
- evite utilizar ar-condicionado abaixo de 22º, e mantenha sempre o ambiente fechado (recomenda-se desligar 30 min antes de encerrar suas atividades);
- não desperdice água ao escovar os dentes ou lavar o rosto;
- evite banhos prolongados;
- evite o uso de copos descartáveis;
- utilize mais escadas, pois além de mais saudável, você ajuda economizando muita energia que é gasta para abastecer o motor um elevador;
- na faça impressões desnecessárias, antes de imprimir pense no meio-ambiente;
- separe lixos recicláveis de não recicláveis, além de não jogar pilhas e baterias no lixo.

“O importante não é o mundo que deixaremos para nossos filhos, e sim os filhos que deixaremos para o mundo!”

Texto cedido por: Leandro Godoy e Paulo Cezar
CEDESP – Unimonte



Manuela Canotilho

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Empresas apostam em gestão ambiental


Atualmente vê-se uma preocupação intensa em relação às questões ambientais por todo o mundo. E no sistema industrial não é diferente. Tanto para os produtores quanto para os consumidores, o desperdício e a degradação estão sendo substituídos pela colaboração, pelo uso racional dos recursos naturais, pela qualidade de vida e por um consumo responsável e sadio.

“Durante toda história do homem ele se beneficiou da natureza sem nada dar em troca”, afirma a gestora ambiental e técnica em segurança Alexandra de Sousa, 41 anos. “O resultado dessa relação com vantagem unilateral só poderia ser o de uma fadiga dos recursos naturais que inevitavelmente atingiu o próprio ser humano. Felizmente, acredito que a humanidade começou a acordar e que ainda haja tempo de reverter essa situação”.

As companhias têm investido em tecnologias limpas, programas de redução ou anulação de emissões de carbono, reciclagem, conscientização de funcionários e restrições a clientes que não respeitam o meio ambiente.

Críticos garantem que tais ações não colaboram somente com a boa visão que a sociedade terá da empresa, mas que também essa terá um retorno financeiro positivo. É certo que os resultados não se viabilizam imediatamente, mas a longo prazo tornam sua espera favorável para companhia e para os consumidores e usuários.

Alexandra aponta alguns desses benefícios. “Podemos citar a imagem ‘verde’ que a empresa passa a apresentar, recebendo assim um reconhecimento público de sua preocupação com o meio ambiente”. Há ainda o uso racional de energia e dos recursos naturais, o que traz economia e melhora o rendimento, baixando o custo da produção.

“A empresa passa a atingir uma fatia crescente de consumidores cada vez mais preocupados com questões relativas ao meio ambiente e se adequa ao mercado internacional, atendendo os padrões dos países desenvolvidos”, explica. “E ainda reduz os impactos ambientais gerados em todo processo, incluindo o transporte e descarte”.

Manuela Canotilho - Matéria para: focavirtual.unimonte.br