quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sustentabilidade: moda, necessidade ou modernidade?

Se estudarmos um pouco de produção, acabamos descobrindo que ela é a base do mundo, pois absolutamente nada é possível sem produção.

A partir disso, vamos observar os pontos a seguir…
Quando estudamos economia, aprendemos que produção somente se dá com a junção de três fatores:

- Terra: A matéria prima, proveniente da natureza;
- Capital: A riqueza financeira, necessária para iniciar e manter o negócio e a produção;
- Trabalho: A mão-de-obra, o fator humano na produção.

Quando entendemos o que é sustentabilidade, descobrimos que ela trabalha em cima de um tripé, formada pelos seguintes valores:

- Ambiental: A natureza, o planeta em que vivemos e sua preservação;
- Econômico: A lucratividade necessária para manter o funcionamento do negócio;
- Social: A sociedade como um todo, o bem que trazemos aos funcionários, e conseqüentemente às suas famílias.

Sustentabilidade, hoje, é uma das palavras mais faladas por todas as empresas, pelo menos publicamente.

Se cruzarmos os Fatores de Produção com o tripé da sustentabilidade, percebemos que, ser sustentável, nada mais é do que preservar os Fatores de Produção. Portanto, pergunta-se:

Por que sustentabilidade é um tema consideravelmente novo se o conceito dos Fatores de Produção é tão antigo?

Na verdade antigamente, na chamada Era do Artesanato, a produção não era em massa, não havia indústrias, não se pensava em camada de ozônio ou qualquer assunto pertinente à preservação ambiental, pois a escassez do fator Terra não era nem um pouco perceptível, tínhamos até mesmo excesso de insumos necessários à produção.

Posteriormente, em meados do século XVIII, ocorreu a chamada Revolução Industrial, que vinha com suas máquinas à vapor e homens sedentos por lucratividade, e como o fator Terra ainda não apresentava indícios de escassez, utilizavam-se de suas máquinas para uma alta produtividade, tanto de resultados como de fumaça.

No século XX, entramos na era tecnológica, aonde o índice de produtividade vai às alturas, com robôs e computadores, e cada vez mais poluímos o ambiente, com fábricas e indústrias que não se preocupam com o que fazem ao planeta, então começamos a perceber o que isso pode acarretar.

Hoje, no século XXI, notamos a fraqueza do planeta perante nossa falta de cuidados, temos geleiras derretendo, mudanças climáticas repentinas, buraco na camada de ozônio - que somos totalmente responsáveis - além do medo de uma possível falta de água no chamado “planeta água”… A que ponto chegamos?

A partir disto, empresas no mundo todo estão em trabalho de conscientização e educação ambiental.

Assim, podemos dizer que Sustentabilidade hoje é tudo o que está escrito no título, pois é moda, já que a maioria já abraçou a idéia, é necessidade, já que sem os três fatores não sobreviveremos, e é também modernidade, porque infelizmente trata-se de um conceito novo.

Texto cedido por: Leandro Figueiredo Godoy
Administrador Unimonte


Manuela Canotilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário