quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sustentabilidade: não existe carreira sem futuro!

É, realmente não existe carreira sem futuro, mas será que pensamos nesse futuro antes de pensarmos em nossa carreira?

Hoje o mundo passa por turbulências, o improvável acontece e fenômenos nunca antes vistos em determinados locais do mundo se manifestam, até mesmo reflexos de terremoto já foram sentidos na Av. Paulista (São Paulo – SP). Isso são sinais, uma resposta do nosso planeta.

Devemos ter em mente o conceito de sustentabilidade, que é mantido por um tripé econômico (redução de gastos desnecessários), social (a integridade do ser humano) e ambiental (a preservação do meio ambiente), que são essenciais para nossa sobrevivência.

Em uma empresa com aproximadamente 600 colaboradores, são gastos em torno de 1,5 toneladas de papel mensalmente, ou seja, perto de 30 árvores derrubadas por mês, 360 por ano, quase uma árvore por dia. Utilizando este exemplo, vamos analisar que, o atual consumo de recursos naturais da Terra superam em 20% sua capacidade de regeneração, diminuindo em 2,2x sua vida útil.
Isso realmente é necessário?

Precisamos de ação!

Com pequenos gestos e a colaboração de todos, podemos mudar este quadro. Atualmente temos uma população mundial de aproximadamente 7 bilhões de pessoas, se cada um evitar desperdícios, caminharemos para um futuro sustentável.

Alie uma atitude sustentável à conservação do Planeta!

Gestos ao seu alcance:
- evite utilizar ar-condicionado abaixo de 22º, e mantenha sempre o ambiente fechado (recomenda-se desligar 30 min antes de encerrar suas atividades);
- não desperdice água ao escovar os dentes ou lavar o rosto;
- evite banhos prolongados;
- evite o uso de copos descartáveis;
- utilize mais escadas, pois além de mais saudável, você ajuda economizando muita energia que é gasta para abastecer o motor um elevador;
- na faça impressões desnecessárias, antes de imprimir pense no meio-ambiente;
- separe lixos recicláveis de não recicláveis, além de não jogar pilhas e baterias no lixo.

“O importante não é o mundo que deixaremos para nossos filhos, e sim os filhos que deixaremos para o mundo!”

Texto cedido por: Leandro Godoy e Paulo Cezar
CEDESP – Unimonte



Manuela Canotilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário