domingo, 25 de outubro de 2009

Município de São Sebastião participa de discussão sobre turismo sustentável


Na atualidade, o turismo é a atividade que mais se desenvolve no setor terciário do Brasil e do mundo, movimenta fortemente a economia e cria milhões de empregos, cerca de um a cada nove postos de trabalho surge a partir do turismo.

Os números relacionados a esta indústria são enormes e ainda crescem anualmente devido à globalização, à estabilidade e ao crescimento econômico mundial.

Tanta grandiosidade pode influenciar, positiva ou negativamente, uma sociedade. Portanto, um planejamento sustentável para esse tipo de atividade é essencial.

O conceito de Turismo Sustentável é atender, simultaneamente, as necessidades do turista e das regiões receptoras, ao mesmo tempo em que protege e expande as oportunidades para o futuro.

Com esse senso, no mês de setembro, o município de São Sebastião, por meio da SECTUR (Secretaria de Cultura e Turismo) participou de seminário sobre turismo sustentável no Litoral Norte. O seminário organizado pelo Ced’s (Centro de Experimentação em Desenvolvimento Sustentável), em Ubatuba, contou com a participação de palestrantes como o assessor de Turismo José Iran Péppe de Paula.

Para uma plateia de aproximadamente 40 pessoas, Péppe falou sobre “Políticas Públicas para um turismo Sustentável”. Explicou que “o turismo sustentável é um condutor ao gerenciamento de todos os recursos de tal forma que as necessidades econômicas, sociais e ambientais possam ser satisfeitas sem desprezar a manutenção da integridade cultural, dos processos ecológicos essenciais, da diversidade biológica e dos sistemas que garantem a vida”.

Para Péppe, focar-se no turismo sustentável é sinônimo de trabalho e renda para a população local e sustentabilidade no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. “O planejamento e prática do turismo sustentável é a mais eficaz forma de evitar a ocorrência de danos irreversíveis nos meios turísticos, de minimizar os custos sociais, econômicos e ambientais que afetam os moradores da região e de otimizar os benefícios do desenvolvimento turístico”, informou.

Para um resultado efetivo, comunidade e profissionais de turismo devem trabalhar juntos, empresários e terceiro setor devem estar motivados e conscientes para a cooperação mútua, com um único compromisso: “mitigar as responsabilidades para melhorar continuamente a prestação dos serviços e a promoção do turismo regional, no intuito de promover o efetivo desenvolvimento local de maneira sustentável”, concluiu o assessor de Turismo.

Manuela Canotilho

Fonte: www.saosebastiao.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Pensar o turismo de forma sustentável é fundamental para qualquer município. É uma incoerência não cuidar do produto que mais rende divisas: a natureza.

    ResponderExcluir